Planejamento de marca para 2020

Se você não está conseguindo se organizar, ter controle sobre o crescimento da sua marca ou tem vários projetos que quer colocar em prática, mas acha que não tem tempo para fazê-lo, esse post é perfeito para você! Aqui vamos conversar um pouquinho sobre diferentes tipos de planejamento de marca e quais as principais vantagens de ter um. No final ainda tem um material gratuito para te ajudar a organizar a sua marca em 2020. 

Por que fazer um planejamento?

Em algum momento da vida você já pegou uma folha de papel (ou usou o bloco de notas do celular) para fazer uma lista de tarefas. Seja coisas que você precisava resolver no dia ou metas para cumprir resolução de ano novo, itens para comprar. Planejamento é algo que se faz para a vida. É para ajudar a antecipar os acontecimentos, estar preparado para não fazer nada de qualquer jeito ou acumular muitas tarefas. É uma atividade tão importante como qualquer outra e precisa ser vista dessa forma. Não é planejar se der tempo, é planejar para ter tempo. 

E isso não vai ser diferente para a sua marca! Nesse sentido, não adianta querer crescer, ter faturamento alto ou se destacar sem um planejamento. O planejamento é essencial para tornar a execução mais fácil e rápida, permitindo que você já tenha uma visão do todo e possa se dedicar a acompanhar os detalhes. 

Existem diversos tipos de planejamento que podem ser importantes para a sua marca. Sendo assim vamos explicar resumidamente cada um deles e caso você identifique que precisa entender melhor sobre algum deles, basta acessar o post completo. Vamos lá?

Planejamento de negócios

O planejamento de negócios irá descrever o que é seu negócio, quais os seus objetivos e os passos necessários para alcançá-los. Com ele é possível entender a viabilidade do seu empreendimento pensando sobre o ponto de vista estratégico, operacional e financeiro. É como se fosse um guia para os caminhos a serem tomados na sua empresa. Quer saber como fazer um? Clica aqui que explicamos passo a passo!

 

Planejamento de coleção

Se você trabalha com lançamento de coleção e não possui um cronograma, possivelmente haverá erros, atrasos e imprevistos que poderiam ter sido evitados. Com o cenário da moda se alterando com frequência, os prazos curtos, demanda de novidades e qualidade é preciso se preocupar em gerenciar melhor as tarefas. Para isso é bom se antecipar para que o lançamento aconteça no tempo certo. Um ponto essencial é conhecer o calendário geral de eventos da moda, pois, assim é possível se atualizar e conseguir manter um calendário interno que esteja alinhado com as tendências e seu planejamento de negócios e comunicação.

Planejamento de comunicação 

Esse planejamento diz respeito a como a sua marca se comunica visto que é parte essencial entender o que será divulgado, quais as plataformas serão utilizadas, qual a frequência, entre outras atividades. É preciso que cada divulgação tenha um objetivo estratégico e esteja alinhado com os valores e o propósito da sua marca.

Você já fez uma avaliação sobre os canais de comunicação que a sua marca precisa estar presente e como utilizar cada um deles? Confira algumas possibilidades do que se pode fazer com eles: 

  • Assessoria de imprensa
  • Redes sociais
  • Marketing digital
  • Campanhas digitais
  • Endomarketing
  • Relacionamento com influenciadores
  • Feiras e eventos
  • Produção de conteúdo
  • Newsletter e projetos editoriais

Quer conhecer melhor sobre planejamento de comunicação? Clica aqui!

Não adianta pensar que planejamento é algo que se faz uma vez já que é preciso ter constância e sempre revisitar para acompanhar os processos e entender como gerar novos resultados.

Para te ajudar a pensar o planejamento da sua marca em 2020, a Selletiva preparou um calendário personalizado para desenvolvimento de estratégias, através do acompanhamento dos principais eventos e datas comemorativas na moda. Além de dicas e sugestões de ações de comunicação e marketing do seu negócio.

Faça um planejamento de marca 2020 e como resultado tenha um ano de sucesso.