Entenda como o cuidado e atenção com a gestão de mídias sociais pode fazer toda a diferença para o posicionamento da sua marca online

As mídias sociais são uma ferramenta essencial para qualquer empresa que queira se comunicar online com seus clientes. O cenário atual, com a pandemia do coronavírus, que obrigou a todos a ficar em casa, mostrou o quanto é importante cuidar bem da imagem que uma marca online. O descaso pode trazer consequências terríveis e exigir uma gestão de crise que poderia ser evitada.

Para isso, faz-se necessário um conhecimento sobre o funcionamento da mídia. Nesse sentido, também é importante entender os objetivos que ela exerce, além de uma análise cuidadosa do público da sua marca naquele ambiente. Essas informações servem para conseguir entregar um produto ou serviço que atenda as expectativas e desejos do cliente. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é gestão de mídias sociais?

Engana-se quem pensa que gerenciar as mídias sociais consiste na criação de artes bonitas para um feed harmônico, na verdade é bem mais que isso. A produção do conteúdo é apenas uma parte do gerenciamento: também envolve a programação das postagens em dias e horários adequados, pesquisa e definição de hashtags de forma estratégica, análise dos principais dados do público para definição do conteúdo.

Definindo um planejamento de conteúdo

Muita gente tem dificuldade em fazer um planejamento e manter uma constância, mas é um passo importante para ter uma base e saber qual direção tomar na produção em si. Abaixo alguns aspectos que podem ser relevantes para iniciar:

Definir a linha editorial

O que é? Definição dos assuntos, mídias e formatos que você quer utilizar na sua estratégia de conteúdo.

Cada perfil terá uma linha editorial diferente mesmo quando fazem parte de um mesmo nicho. Para definir a sua, primeiramente, busque por inspirações, visite outros perfis e perceba o que você gosta e o que não gosta dentro do conteúdo produzido. Faça anotações! Separe duas colunas para listar ambos e ter uma visão clara.

Não se prenda a visitar perfis semelhantes ao seu, busque pode inspiração em outros nichos: se você trabalha com beleza, olhe para perfis de alimentação ou de jogos online. Entenda que o produto ou serviço oferecido pode ser completamente diferente, mas você pode conseguir adaptar uma ideia interessante.

Escolha uma ferramenta para planejar

O que é? Um espaço (online ou físico) para manter todas as informações necessárias para consulta.

Linha editorial – depois que fizer a definição insira esses detalhes na sua ferramenta para que sempre possa visualizar e não se esquecer. A linha editorial pode ser revisada e alterada de tempos em tempos, não precisa ser algo engessado, mais ter uma já facilita muita coisa.

Banco de ideias – seja uma lista, um mapa mental ou onde preferir anote todas as ideias de conteúdo que tiver. Importante ter isso acessível pelo celular ou um caderno que carregue sempre com você para não perder ideias que surgem na rua ou na hora de dormir, por exemplo.

Prazos definidos – Cada um tem uma disponibilidade e tempo de criação diferente, você precisa observar qual o seu para conseguir estabelecer prazos. As postagens serão definidas com que periodicidade? Qual o tempo para a produção das artes e legendas? Essas e outras perguntas deverão ser feitas para chegar a um prazo ideal.

Facebook, Instagram, Twitter, LindkedIn: Como saber onde minha empresa deve estar?

Muitas vezes as empresas criam contas em todas as mídias, mas não conseguem manter um conteúdo atualizado em todas elas prejudicando assim a presença da marca online. Para isso, é necessária uma boa gestão das mídias sociais com conteúdo que se adaptem ao formato de cada uma.

Conheça cada uma das mídias e o objetivo para alinhar com as expectativas da sua marca. Não adianta está presente em todas as mídias se seu público se concentra em uma delas, por exemplo. Além disso, quanto mais mídias para gerenciar maior a produção do conteúdo e mais trabalho, portanto é preciso alinhar com a disponibilidade de marca para produzir conteúdo para todas elas.

Surgiu uma nova mídia social, devo começar a usar?

O Tiktok é um exemplo recente de uma mídia que vem bombando e atraindo cada vez mais usuários. Esse sucesso pode levantar a pergunta: devo criar um perfil para a minha marca? Não existe uma resposta certa já que isso dependerá de muitos fatores como o público e o objetivo da sua marca. O que a marca ganha ao adentrar essa mídia social? Quem é o público que está utilizando? Fazer essas e outras perguntas pode ajudar a uma decisão estratégia sem basear em impulso pela novidade.

Author Fernanda Gomes

Mais posts de Fernanda Gomes